logo


Zumba e o caso de Kramer


Quem nunca ouviu falar das maravilhas da Zumba? A dança que virou febre mundial e promete emagrecer e tonificar o corpo em tempo recorde. Mas o que pouca gente sabe é que a Zumba tem uma história muito curiosa e envolve um caso que até hoje é comentado nos bastidores do mundo da dança.

O caso de Kramer

Tudo começou em 1999, quando Alberto "Beto" Perez, um instrutor de aeróbica colombiano, esqueceu de levar suas músicas para uma aula em Cali, sua cidade natal. Desesperado, ele resolveu improvisar e usou uma fita cassete com músicas latinas que tinha em seu carro. Para sua surpresa, a aula foi um sucesso e os alunos adoraram a mistura de ritmos e movimentos.

A partir daquele dia, Alberto começou a desenvolver um novo estilo de dança que combinava movimentos de salsa, merengue e cumbia com exercícios aeróbicos. Ele chamou essa nova modalidade de "Zumba" e logo a fama se espalhou pela Colômbia e pelo mundo.

Mas nem tudo foram flores no caminho da Zumba. Em 2010, um instrutor chamado Alberto "Kramer" Perez entrou com uma ação judicial contra Alberto "Beto" Perez, alegando ser o verdadeiro criador da Zumba. Kramer afirmava que havia desenvolvido um estilo similar de dança em 1997 e que Beto havia copiado sua ideia.

O caso se arrastou por anos nos tribunais e gerou muita polêmica. No final, o juiz decidiu que Beto Perez era o criador original da Zumba, pois ele havia registrado a marca e desenvolvido o conceito do programa. Kramer, por sua vez, foi obrigado a mudar o nome de sua dança para "Zumba Gold".

A Zumba hoje

Apesar do caso Kramer, a Zumba continua sendo uma das atividades físicas mais populares do mundo. Atualmente, existem mais de 15 milhões de praticantes em mais de 180 países. A Zumba é uma ótima opção para quem busca emagrecer, tonificar o corpo e se divertir.

Se você ainda não experimentou a Zumba, não perca tempo e procure uma academia perto de você. Garanto que você vai se surpreender com os benefícios dessa dança contagiante.

Dicas para aproveitar ao máximo a Zumba
  • Escolha uma aula que se encaixe no seu nível de condicionamento físico.
  • Use roupas confortáveis e calçados adequados.
  • Hidrate-se bem antes e depois da aula.
  • Não tenha vergonha de errar. A Zumba é uma dança para se divertir.
  • Aproveite a música e os movimentos. A Zumba é um ótimo jeito de liberar o estresse e se conectar com seu corpo.

Então, o que você está esperando? Chame seus amigos, coloque uma música latina para tocar e comece a dançar Zumba. Você não vai se arrepender!

Chamada para ação

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Junte-se à comunidade Zumba e descubra os benefícios dessa dança incrível.